Olá! Hoje vou mostrar como implementar um menu dinâmico. Na verdade eu usei esta aplicação para gerar um menu com todos os LookAndFeels disponíveis. Criar menus ou qualquer outro tipo de objeto dinâmico significa que ele é criado em tempo de execução. Mas pra que fazer isso? Por exemplo, num sistema ERP cada usuário tem um nível de acesso, então dependendo de quem logar no sistema, determinados itens no menu estarão disponíveis ou não. O sistema verifica no banco de dados quais as permissões daquele usuário e monta o menu em tempo de execução.
Mas no exemplo que vou mostrar não usa banco de dados, mas seria interessante implementar alguma forma de salvar o LookAndFeel selecionado. Porque fazer isto dinamicamente? Neste caso o menu teria que ser dinâmico porque os LookAndFeels podem ser instalados ou removidos da JRE.
Também vou mostrar como escrever um ActionListener que será usado ao acionar os eventos dos itens no menu.
Mas no exemplo que vou mostrar não usa banco de dados, mas seria interessante implementar alguma forma de salvar o LookAndFeel selecionado. Porque fazer isto dinamicamente? Neste caso o menu teria que ser dinâmico porque os LookAndFeels podem ser instalados ou removidos da JRE.
Também vou mostrar como escrever um ActionListener que será usado ao acionar os eventos dos itens no menu.
Utilizando LookAndFeels
Antes de mais nada vamos fazer os seguintes imports:
import javax.swing.UIManager;
import javax.swing.UIManager.LookAndFeelInfo;
E também declarar uma variável de instância:
static LookAndFeelInfo skins[] = UIManager.getInstalledLookAndFeels();
Agora temos um array com os LookAndFeels disponíveis. Deixaremos como static para não ter que instanciar depois quando for preciso chamar no Listener (mais adiante você vai entender).
Montando o Menu
Para montar o menu eu criei um método que retorna um tipo JMenuBar. Para adicionar o menu na sua aplicação simplesmente chame o método dentro do construtor:
super.setJMenuBar(montaMenu());
O método é algo parecido com isto:
JMenuBar montaMenu(){
//Cria a barra
JMenuBar barraMenu = new JMenuBar();
//Cria o menu
JMenu menuSkins = new JMenu("Skins");
/*Aqui vamos adicionar os itens dinamicamente no menu Skins
Mas por enquanto um pouco de suspense....*/
//Adiciona o menu na barra
barraMenu.add(menuSkins);
//Retornamos a barra prontinha
return barraMenu;
}
Bom, agora só falta adicionar os itens no menu Skins. Esta parte pode parecer um pouco confusa a primeira vista mas não é!
Primeiramente vamos criar um array do tipo JMenuItem do tamanho de skins.length, isto é, com quantas posições forem necessárias para acomodar todos os LookAndFeels instalados.
Primeiramente vamos criar um array do tipo JMenuItem do tamanho de skins.length, isto é, com quantas posições forem necessárias para acomodar todos os LookAndFeels instalados.
JMenuItem itemSkin[] = new JMenuItem[skins.length];
Agora criamos outro array do tipo myListener (???) para os ActionListeners dos itens declarados acima. Calma que logo veremos essa classe myListener. O tamanho do array segue o mesmo exemplo mostrado.
myListener [] eventosMenu = new myListener[skins.length];
Agora vai ficar bom! Vamos entrar num for passando por todos skins:
for (int skin = 0; skin /*sinal de menor aqui*/ skins.length; skin++)
{
itemSkin[skin] = new JMenuItem(skins[skin].getName());
eventosMenu[skin] = new myListener(skin);
itemSkin[skin].addActionListener(eventosMenu[skin]);
menuSkins.add(itemSkin[skin]);
}
O que acontece? Primeiro o array itemSkin recebe um item com o nome do LookAndFeel. Então um Listener é criado no array e recebe como parâmetro o número daquele skin (mais adiante explico porque). Depois o ActionListener é adicionado ao item. Por último o item é adicionado ao menu. Nao esqueça de colocar o sinal de menor no for onde está comentado, se eu colocar o Blogger pensa que é uma tag e atrapalha tudo! Se alguém souber como desativar essa verificação me avise!
O método deverá ficar assim:
O método deverá ficar assim:
JMenuBar montaMenu(){
//Cria a barra
JMenuBar barraMenu = new JMenuBar();
//Cria o menu
JMenu menuSkins = new JMenu("Skins");
for (int skin = 0; skin /*sinal de menor aqui*/ skins.length; skin++)
{
itemSkin[skin] = new JMenuItem(skins[skin].getName());
eventosMenu[skin] = new myListener(skin);
itemSkin[skin].addActionListener(eventosMenu[skin]);
menuSkins.add(itemSkin[skin]);
}
//Adiciona o menu na barra
barraMenu.add(menuSkins);
//Retornamos a barra prontinha
return barraMenu;
}
Escrevendo um Listener
Para acionar os eventos do menu, o autor achou que seria interessante implementar um Listener personalizado. Isto porque o Listener deveria conter o número do LookAndFeel que ele gostaria de mostrar naquele momento. Para escrever um Listener, implemente a classe ActionListener e o método actionPerformed:
import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;
import javax.swing.JOptionPane;
import javax.swing.UIManager;
public class myListener implements ActionListener{
private int skin = 0;
public myListener(int newSkin) {
this.skin = newSkin;
}
public void actionPerformed(ActionEvent arg0) {
try{
UIManager.setLookAndFeel(Principal.skins[skin].getClassName());
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seu skin foi alterado para " + Principal.skins[skin].getName() + ".\nCaso tenha janelas internas em execução, reinicie-as para aplicar as alterações.", "Skins", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}catch(Exception e)
{
e.printStackTrace();
}
}
}
Veja que a classe possui um construtor que recebe o LookAndFeel a ser mostrado. Por isso que passamos como parâmetro quando estamos criando os objetos Listener. Dentro do actionPerformed chamamos o método que configura o LookAndFeel recebido e mostra uma mensagem. Coloquei esta mensagem porque estou trabalhando com InternalFrames e eles precisam ser reabertos para que as aplicações ocorram. Lembrando que as duas classes estão no mesmo pacote.
Veja o resultado final:
Veja o resultado final:
Agora é só implementar mais alguma coisa pra salvar o LookAndFeel selecionado.
Espero que tenham gostado!
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