Java com café: Os sistemas legados

Os sistemas legados

É muito comum hoje em dia o profissional da área de sistemas passar anos na faculdade estudando linguagens modernas e quando entra no mercado de trabalho se vê diante de tecnologias totalmente obsoletas. Muitas empresas ainda mantém sistemas antigos rodando e pode ser difícil encontrar um lugar para trabalhar com tecnologias novas.



É notável a velocidade em que as coisas caminham no mundo da informática. Uma das "leis" na programação de computadores diz que Qualquer dado programa, quando rodando, é obsoleto. Mas mesmo com todas atualizações, novas versões com mais recursos e facilidades, as empresas ainda mantém seus antigos sistemas rodando por vários anos.

Por que as empresas mantém sistemas legados?

Muitas empresas acreditam que não devem trocar o sistema simplesmente porque ele está funcionando, mas na verdade é importante avaliar as desvantagens de mantê-lo como por exemplo a dificuldade na integração. Desvantagem esta que foi observada após a obrigatoriedade de emitir nota fiscal eletrônica, visto que muitos sistemas não possuem recursos para comunicação via web. Ainda nesse aspecto, com o avanço no desenvolvimento de dispositivos móveis e a alta disponibilidade de serviços de internet, esses sistemas não estão preparados para aproveitar tais recursos. Mesmo que apresentem soluções para contornar estes problemas, o resultado final não é dos mais elegantes.
Outro motivo pelo qual as empresas optam por não trocam o sistema é o alto custo despendido com o desenvolvimento de um novo sistema. Sim, existem soluções prontas a todos custos mas é preciso que a empresa veja isso como um investimento e entenda a importância de ter um sistema que realmente atenda suas necessidades.

Compensa trabalhar com uma tecnologia obsoleta?


O importante é ter conhecimento e não ficar fora do mercado, independente da tecnologia. As empresas tem dificuldade de encontrar profissionais para trabalhar com determinados sistemas e geralmente são vagas com uma boa remuneração. 
É necessário se manter atualizado pois muitos sistemas estão sendo construídos e outros sendo migrados, mas acredito que é preciso saber aproveitar as oportunidades e fazer o que tem que ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário