Java com café: junho 2010

Calculo do Overhead em transmissões digitais - Redes

Qual a eficiência de um determinado meio de transmissão digital?

Esta é uma questão que o calculo de overhead pode responder.
Quando dados são transmitidos digitalmente, os bits de dados não são simplesmente enviados de qualquer forma pela portadora. Existem bits de controle que servem para indicar quando a transmissão vai iniciar e finalizar, entre outros propósitos.
Overhead nada mais é do que uma grande quantidade destes bits de controle na transmissão, fazendo com que parte da banda que deveria ser usada para transmitir dados, esteja transmitindo bits de controle.
Ok, então o overhead pode ser calculado como uma razão entre os bits de controle e a soma de todos os bits transmitidos:
Overhead = (bits de controle / (bits de controle + bits de dados)) x 100
Também deve ser levado em conta o meio de transmissão utilizado. No caso de uma transmissão síncrona, os bits de controle vêm somente no inicio e no final da transmissão. E assíncrona, a cada byte transmitido, os bits de controle estão lá. Isto porque como não é sincronizada, não se sabe quando está vindo um dado.
Vamos transmitir a frase “CLUSTER ONE”, e foi dado que os bits de START são 2 e apenas 1 bit para STOP. No caso de uma transmissão síncrona seria:
Overhead = (3 / (11 * 8) + 3) * 100 = 3,29 %

Temos 11 * 8 porque cada letra é um byte, contando com o espaço. Todos os valores devem estar na mesma medida, neste caso são bits. 3,29 é um overhead aceitável.
No caso de uma transmissão assíncrona, cada byte é acompanhado dos bits de controle:
Overhead = ((3 * 11) / (11 * 8) + (3 * 11)) * 100 = 27,27%

Com isto, vimos que as transmissões assíncronas são pouco eficientes comparadas as transmissões síncronas.

Editado 20/10/2011: Obrigado a leitora Roberta de Carvalho Nobre por ter observado que tinha um erro na soma dos bits de controle.